quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Pão Italiano maravilhoso e sem complicação...

Gente, esse pão é realmente maravilhoso, facinho de fazer e rapidinho....
Acompanha super bem um antepasto de berinjela, um patezinho ou até uma simples manteiguinha, então vamos a receita.

500 g. de farinha de trigo
300 ml de água
1 colher de chá de sal
1/2 pacotinho de fermento biológico seco

Misture a água morna com o fermento em uma bacia, cubra e deixe descansar por 30 minutos, misture o sal com o trigo e agregue ao fermento com a água. 
Sove a massa por uns 2 minutinhos ( não precisa sovar muito) deixe crescer até dobrar de volume ou uns 30 minutinhos. Amarre a massa, de o formato e deixe crescer mais uns 30 minutos. Assar no forno bem quente, já pré aquecido, quando o pão já estiver dourado abrir o forno e espirrar um pouquinho de água na casca do pão, isso vai ajudar a deixar seu pão com uma casquinha bem crocante.

Obs: Amarrar o pão significa abrir a massa de forma retangular, mais não deixar a massa fina, dobrar ao meio, e dobrar ao meio de novo, aí voçe junta as quatro pontas e vira para baixo, dando o formato redondo, parece complicado falando mais não é não ( vou tirar fotos passo a passo e posto aqui), isso serve para o pão crescer para cima e não esparramar, fazer um corte em cima do pão, um X ou jogo da velha. Outra coisa, eu assei o meu pão na panela de ferro com a tampa, sabe aquelas panelas bem caras francesas, então, a minha não é essa não, é do pão de açúcar mesmo....kkkkk
mais isso ajuda muito no sucesso do pão, não fiz em assadeira ainda, só na panela de ferro, vou fazer e depois conto se deu certo tbm...
E outra coisa, essa receita peguei do blog Joana Pães.





3 comentários:

  1. Ah...que maravilha!!! Pão e vinho, perfeito!
    Adorei e está ficando ótimo este Blog! Boa sorte e que venham muitas postagens!
    Só não achei o lugar para te seguir...acho que vc tem que ir no -Design- depois em -Layout- e adicionar um Gadget "Seguidores".
    Beijos e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, acho que consegui adicionar o Gadget "seguidores", e se depender das suas boas energias com certeza vai dar certos!!
      Beijos Camomila!!
      Cozinhando Vintage

      Excluir
  2. Achei interessante sua receita. Vou fazer esse final de semana.
    Tenho uma panela e ferro e quase nao usamos. Agora achei uma utilidade. Parabéns muito bem explicadinho e sem milongas.

    ResponderExcluir