domingo, 8 de setembro de 2013

Geléia de Morango...

Oii gente, como estão neste finalzinho de domingo??
Aqui o final de semana foi ótimo graças a Deus...
A receita de hoje foi de certa forma inesperada, é que fiquei encantada com o preço do morango aqui perto de casa, aí não resisti, tive que comprar para preparar geléia. Adoro aproveitar essa época em que o morango está baratinho (paguei R$1,69 a caixinha), e fazer vários potes para guardar para o ano todo, porque se você tomar os devidos cuidados com os potes e as tampas a geléia dura um tempão...
Ferva água suficiente numa panela grande e coloque os vidros e as tampas na água fervendo com o fogo já desligado, deixe uns cinco minutinhos, tire com um pegador de macarrão e deixe esfriar em cima de um guardanapo limpo, assim os vidros estarão esterilizados, OK??
Então vamos a receita....

4 caixinhas de morango
500 g. de açúcar refinado
caldo de 1 limão




Lave os morangos e retire os cabinhos, bata no liquidificador no modo pulsar para que fique alguns pedacinhos, aqui em casa eles gostam assim, mais se você preferir pode bater mais.




Coloque em uma panela grande porque vai espumar, se a panela for pequena pode cair no fogão. Acrescente o açúcar (o recomendado para a geléia é a metade do peso da fruta em açúcar, meus morangos pesaram pouco mais de 1 quilo, então 500 g. de açúcar, entendido??)
Acrescente o suco do limão e levar ao fogo, mexendo de vez em quando, minha geléia ficou 35 minutos no fogo, retire um pouco da espuma que vai se formar com uma escumadeira, isso ajuda na durabilidade da geléia, para saber o ponto da geléia coloque um pouquinho num pires e deixe esfriar, pode por no freezer para ser mais rápido, ela deve ficar meio "cremosa", mais quando quente ainda vai estar líquida de certa forma...Muito bem, com a geléia pronta e ainda quente, esta na hora de encher os potes esterilizados fechar com a tampa e virar de cabeça para baixo, isso fará com que o ar saia do pote. Aí é só deixar esfriar e guardar na geladeira.





Esta quantidade rendeu dois potes desses de palmito sabe?!! Mais se você colocar em potes menores como de geléia mesmo vai render uns 4 ou 5 potes. Bem legal né?? Você vai ter uma geléia com uma qualidade excelente, pois foi você mesmo quem fez e ainda vai fazer uma baita economia, Então faz aí e depois me conta, OK?!?




Beijos e uma semana de muita paz e realizações a todo!!!